Yan Mirkitumov

Nascido em Moscovo, Yan Mikirtumov iniciou a sua formação profissional aos cinco anos no famoso Colégio Estatal de Coro “A. Sveshnikov”, onde estudou ao longo de onze anos e obteve diploma com distinção na especialidade de “Direção Coral”. Em 1997 finalizou com distinção o curso de “Regência Coral” na Academia Superior de Arte Coral em Moscovo, com a tese “Género de Paixões na obra de H. Schütz”. Entre 1997 e 1998 realizou a especialização em Composição no Conservatório Superior de P.I. Tchaikovsky em Moscovo. Doutorado em Musica e Musicologia pela Universidade de Évora (2013) com a tese “Redução para Piano: Três especificidades”, com distinção e louvor.

Entre 91 e 99 participou em inúmeros concertos, festivais e gravações com diversos coros, agrupamentos da Música Antiga e orquestras na Alemanha, França, Suíça, Suécia, Itália, Polónia, Finlândia, Ucrânia, Noruega, Japão, EUA e Rússia como cantor, pianista e maestro de Coro. Escreveu a música para diversos projetos teatrais, cinematográficos e publicidade.

Desde 1999 reside em Portugal onde começou a sua carreira como professor. Tem lecionado disciplinas Coro, Canto, Formação Musical, Musica da Câmara, Piano, Acompanhamento, Direção em várias escolas do Pais. Realiza frequentemente cursos, masterclasses e workshops de Leitura à primeira vista e Direção.

Em 2001‐2003 ocupou o cargo do Maestro do Coro dos Pequenos Cantores de Academia Amadores de Musica, com qual participou na apresentação de ópera M. Musorgsky “Boris Godunov” no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa. Fundador de Coro Juvenil e Coro Feminino do Conservatório de Musica de Albufeira, com os quais fez digressões na França, Alemanha, Grécia, Áustria e Espanha; entre 2005‐2011 ocupou o cargo do Maestro do Coro “Brisa”, com qual ganhou 3º prémio no Concurso Internacional de Coros em Bratislava (Eslováquia). Presidente (2012) e membro do júri (2010,2014) da Competição Internacional de Coros em Freamunde (FICC). Em 2001 formou o seu próprio grupo‐quarteto “Con´tradição” para qual escreveu as composições originais. Gravou, editou e participou em mais de 50 CD´s, incluindo etiquetas Melodia, Dargil, Universal, Radio e Televisão Estatal da Rússia, NDR (Alemanha) e Antena2.

Regularmente colabora com diversas entidades no panorama musical português como Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Eborae Música, Orquestra da Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Gulbenkian, Orquestra da Casa da Música, Orquestra Clássica de Madeira, Sinfonieta Kriola, CCB, Concurso de Interpretação do Estoril, Antena 2 entre outras. Realizou diversas encomendas de arranjos e composições para as orquestras, grupos de música da câmara e solistas em Portugal, Espanha, Finlândia, Roménia e Rússia. Participou em diversos projetos em Cabo‐Verde e Angola, com destaque para concerto de Tito Paris com Orquestra Metropolitana de Lisboa realizado em salinas de Pedra de Lume (2009) e projeto “Sons de Setembro” com orquestra clássica ao vivo pela primeira vez em  Luanda (2011). Algumas das suas obras foram editadas pelas editoras “Copy‐us”, “Ricordi” (Alemanha), AvA Edition (Portugal).

É regularmente convidado para acompanhar instrumentistas e cantores. Atualmente é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra, Universidade de Évora.

© 2018 by TERRA. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now